O que é Yoga?

Yoga é literalmente União e, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser. O caminho desta união pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas) e pránáyámas(controle e expansão da energia vital), é o que chamamos de Hatha Yoga.

O Hatha Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente. As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Raja Yoga ( da Contemplação).

Em meio a inúmeros estilos de Hatha, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.

Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, BKS Iyengar (seu cunhado), Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização do Vinyasa( “variações dentro de parâmetros específicos”), que inclui firmeza e conforto na postura(Sthira Sukha), respiração Ujjayi, o conceito de Anuloma(inspirar durante movimentos de expansão e expirar durante movimentos de retração)e manter o foco da mente na respiração (Ananta Samapatti).

O Ashtanga Vinyasa Yoga e o Iyengar Yoga são dois dos métodos desenvolvidos por discípulos de Krishnamacharya, respectivamente Patthabi Jois e BKS Iyengar.

Acesse para saber mais dos métodos:

>> Iyengar Yoga

>> Ashtanga Yoga

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.