Workshop: A ARTE DE AJUSTAR

Workshop: A ARTE DE AJUSTAR – Ajustes e Autoajustes nos ásanas.

Sábado e domingo: 12 e 13 de Fevereiro

O Workshop foi incrementado e agora conta com mais um dia para que possa haver uma compreensão mais profunda dos aspectos práticos e teóricos e maior provento por parte dos praticantes.

Este formato possibilita um programa bem mais completo para que possamos desenvolver a prática e a teoria durante o período da manhã e progredir para os ajustes durante a tarde.

………………………………..

SOBRE O WORKSHOP

A arte de ajustar posturas de yoga não é tarefa fácil, pode ser exaustivo, além de envolver grande responsabilidade. Por isso, precisamos aprender a utilizar nosso peso e alavancas para podermos fazer os ajustes sem nos desgastarmos. Quando ajustamos também estamos fazendo um ásana, tudo isso com suavidade, firmeza, sutileza e precisão.

Você pode fazer o workshop de duas formas:

a) Presencial: participando presencialmente dos encontros no purusha em SP.

b) On-line: você precisa de uma dupla para fazer on-line. É preciso que as duas pessoas participem do workshop como dupla e ambas têm 30% de desconto.

O primeiro mandamento é:

“Fazer o ajuste não é fazer a postura pela outra pessoa, mas sim indicar o caminho, dando o suporte necessário para que apostura aconteça e a pessoa possa encontrar por si só o seu caminho”.

Na ansiedade de fazer o aluno conseguir entrar na postura completa, pode-se forçar além do limite, por isso os ajustes também seguem o princípio de Krama (passo a passo, sequência, gradação)

Um ajuste pode valer mais que mil palavras!” (Mario Reinert)

Podemos tentar explicar o que é preciso fazer com inúmeras palavras, ações etc… mas quando o toque suave, firme e preciso acontece, ocorre uma transmissão direta para corpo. É um atalho, uma sabedoria que não precisa passar pelo racional e assim entra profundamente sem intermediários.

Mas para isso é preciso que você saiba primeiro onde levar a pessoa, isso implica em compreender os limites e o alinhamento da postura. Em seguida, é preciso pedir licença para tocar, isso não precisa ser por meio de palavras, lembre-se o toque pode falar, mas na dúvida peça formalmente, pergunte a pessoa se ela permite. Depois deve-se estar relaxado e atento, a pessoa tocada deve sentir segurança por meio do relaxamento, e é o elemento terra em você que vai proporcionar esta segurança. Assim, existe um preparo inicial do seu próprio corpo para que você possa então transferir esta qualidade para outras pessoas.

Neste workshop estudaremos as bases de como ajustar e como se autoajustar nos ásanas, baseando-nos no métodos ashtanga vinyasa e vinyasa krama.

……………………………………………………………………………………………………………..

DESCONTOS E CONDIÇÕES ESPECIAIS

Alunos do Namaskara têm 10% de desconto.

Alunos aprofundamento têm 10% de desconto.

Para quem fizer on-line é necessário inscrever-se com uma dupla e ambos têm 30% de desconto.

Você pode conseguir mais 5% na sua inscrição marcando 5 amigos em nosso post no Instagram e 10% se você compartilhar o post do Instagram do Namaskara no seu Feed e no Stories, marcando pelo menos 5 amigos com interesse em participar.

*É preciso marcar no @namaskarayogabr e enviar o link do seu compartilhamento por mensagem ou e-mail. Não devem ser marcados amigos que já fizeram o workshop.*

…………………………………………………………………………………………………………………..

No workshop estudaremos a base para se fazermos ajustes suaves, firmes, sutis e precisos. Primeiro trazendo esta atenção e consciência para o próprio corpo, encontrando firmeza e relaxamento (Sthira e Sukha) por meio da concentração e meditação. Em seguida estudaremos a base teórica dos 5 elementos e a anatomia das posturas para sabermos onde levar o aluno e como levá-lo. Passando então para a prática em si primeiramente individualmente e depois aplicando em duplas ou trios os ajustes aprendidos. Trabalharemos neste workshop especialmente os ajustes das posturas em pé que são base para a prática.

……………………………………………..

PROGRAMA DO WORKSHOP

Sábado, dia 12 de Fevereiro

9h – Meditação nos elementos

Meditação de conscientização dos elementos e sua relação com o corpo.

9h30 – Base teórica dos ajustes, associando os 5 elementos, a anatomia física, sutil e os alinhamentos básicos dos ásanas em pé.

10h30 – Prática de Respiração e  para preAshtanga Krama para preparar o corpo a entender a base de alinhamento e direções dos ajustes.

11h30 – Início da parte prática dos ajustes

12h30/14h – Almoço

14h – Continuação da parte Teórica/Prática

15h – Preparação do corpo e continuação da parte prática dos ajustes.

16h45 – 17h00 – Yoga Nidrá de encerramento

……………………………………..

Domingo, dia 13 de Fevereiro

9h – Meditação nos elementos

Meditação de conscientização dos elementos e sua relação com o corpo.

9h15 – Prática Ashtanga Krama para preparar o corpo a entender a base de alinhamento e direções dos ajustes.

11h00 – Início da parte prática dos ajustes

12h30/13h30 – Almoço

14h – 16h – Continuação da Prática de ajustes

16h  – 16h30 – Conferência de encerramento e perguntas e respostas.

……………………………………………………………………………………………………………………….

LOCAL PRESENCIAL

O Workshop será presencial no Purusha Eco em São Paulo (SP). O Purusha está localizadona Rua São Benedito, 1532, Santo Amaro

FUNCIONAMENTO ON-LINE

Será possível participar on-line do workshop. Neste caso, é necessário que a inscrição seja feita em dupla para que seja possível realizar e receber os ajustes. Há 30% de desconto para quem fizer on-line em dupla.

……………………………………………………………………………………………………………………….

PARA QUEM É

O workshop é para todos que querem compreender melhor a prática e especialmente para professores ou professores em formação. Com certeza todos aproveitarão conceitos e ajustes que tem sido trabalhados e testados por mais de 20 anos por Mario Reinert.

……………………………………………………………………………………………………………………….

SOBRE O PROFESSOR

Mario Reinert é um dos mais experientes professores de Ashtanga Vinyasa Yoga do Brasil e foi um dos primeiros professores brasileiros autorizados a ensinar o método Ashtanga Vinyasa Yoga pelo KPJAYI em Mysore na Índia. Mas após muitos anos de prática e ensino do método, buscou um novo caminho desligando-se do instituto e ensinando a prática de uma maneira mais livre, baseada nos processos de krama, com respeito às diferenças de cada pessoa, preparando os alunos para a prática e respeitando os limites de cada individualidade.

Hoje Mario dirige o Namaskara Yoga e Meditação e dedica-se ao ensino de Ashtanga Vinyasa Yoga dentro de um processo gradativo sequencial, chamado de Krama e também o ensino da Meditação como parte essencial da prática de yoga e principal maneira de se atingir o Autoconhecimento.

Mario é também faixa preta de Aikido, de onde vem muitos dos princípios dos ajustes que utiliza, e professor certificado pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies (usa/califórnia) a ensinar o programa CEB – Cultivating Emocional Balance.

……………………………………………………………………………………………………………………….

VÍDEOS DE AJUSTES COM MARIO REINERT

Veja abaixo alguns ajustes realizados pelo professor Mario Reinert durante os seus cursos para entender um pouco da sua metodologia. Não necessariamente os ajustes dos vídeos serão ensinados durante o workshop, mas o princípio utilizado para ajustar é o mesmo.

AJUSTE DE SUPTA KURMASANA PRESERVANDO A LOMBAR DE QUEM FAZ E DE QUEM RECEBE

AJUSTE DE MARICHYASANA A

AJUSTE DE DROP BACKS (URDHVADHANURASANA)

……………………………………………………………………………………………………………………….

INSCRIÇÃO E VALORES

Valores:

Até 23/12- Valor de lançamento

Vista = 595

ou parcelado em até 3x sem juros

……………………………..

Até 24/01

Vista = 635

ou parcelado em até 3x

……………………………..

Após 24/01

Vista = 675

ou parcelado em até 3x

………………………………

Para se inscrever mande um e-mail para contato@purusha.eco.br pedindo sua ficha de inscrição,

ao recebê-la, envie preenchida e você receberá os dados para pagamento.

Qualquer dúvida mande um e-mail para contato@purusha.eco.br

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.