Sobre as aulas
O Astanga Vinyasa Yoga é uma variante do Hatha Yoga, práticas que tem como base a prática de posturas(ásanas) e exercícios de respiração(pránáyámas). O método segue a tradição de Sri K. Krishnamacharya e seu discípulo Sri K. Pattabhi Jois.
A prática é baseada na execução de posturas em uma ordem específica e gradativa(Krama = passo a passo). Por meio do Vinyasa(Vi= variação + Nyasa= Fazer sob determinados parâmetros) que inclui diversos fatores entre eles a harmonia entre respiração e os movimentos do corpo ao montar as posturas, a prática ganha um caráter dinâmico onde as posturas são encadeadas e cada uma.
As práticas iniciam com a repetição do súria namaskara(saudação ao sol) A e B, cinco vezes cada um, em seguida há uma sequência de posturas em pé, chamadas de Yoga chikitsa (Yoga terapia) e então entra-se na série propriamente dita(1,2…) para encerrar, termina-se a prática com as posturas finalizadoras, que vão compensar os movimentos feitos pelo corpo, é muito importante sempre encerrar a sua prática com as posturas finalizadoras e um bom relaxamento.
veja a primeira série do Ashtanga ilustrada
Após algumas aulas, o praticante tem alguma autonomia para praticar em casa e alguma flexibilidade dentro do horário.
Duração das aulas:
A prática leva cerca de uma hora para um iniciante(ainda aprendendo a seqüência) e por volta de uma hora e meia ou mais para um aluno que já tenha finalizado a seqüência.
Tipos de aula:
Mysore: Aula em que cada aluno segue seu ritmo pessoal, vai aprendendo gradativamente a série e com isso tem flexibilidade no horário. O instrutor permanece na sala ensinando simultaneamente vários alunos, cada um em seu ritmo.
Conduzida: Nesta aula o aluno segue o fluxo do grupo que é comandado pelo instrutor, este vai ditando postura por postura e demarcando o ritmo da prática e o número certo de vinyasas. Todos iniciam e terminam a prática no mesmo horário.