Dicas para a prática

A chave para a prática é a consciência. Procure sentir seu corpo, perceba se o que comeu ou fez durante o dia o faz sentir bem na prática, lembre-se de que mudar seus hábitos só depende de você.

1) Evite praticar de estômago cheio, por isso espere, pelo menos, 3 ou 4 horas depois de uma refeição completa, se precisar coma uma torrada com chá ou ou algo bem leve pelo menos 45 minutos ou 1 hora nates. Água ou isotônicos podem ser tomados em pequenas quantidades antes da prática, caso necessário. Não beba água durante ou logo depois da prática, a saliva é suficiente para umidecer a garganta. Espere o final do relaxamento para fazê-lo.

2) A bexiga e o intestino devem estar vazios para a prática. As saudações ao sol, as posturas em pé e as posturas invertidas ajudarão na evacuação e melhorarão o funcionamento do intestino. Comer em grande quantidade é obstáculo para uma prática correta dos asanas e pranayamas.

3) As roupas devem ser confortáveis e elásticas. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo. Evite usar: meias, colares, anéis, relógios e outros acessórios durante a prática.

4) Não tenha medo de sentir cansaço, se assim acontecer, para por um instante,  recoloque a atenção na respiração, retome uma respiração suave, mova-se com mais consciência e estabilidade no baixo-abdômen e sincronize a respiração com o movimento(vinyasa). Assim, surgirá em você uma nova energia eliminando o cansaço e fortalecendo a mente e o corpo.

5) Tônus é diferente de força. Evite usar força desnecessária nas posturas ou movimentos, somente tonifique os músculos. Mantenha os músculos da face relaxados, sem demonstrar raiva ou frustração com o próprio corpo.

O Yoga é uma oportunidade de trabalhar sobre as próprias emoções, mais do que negá-las ou projetá-las para o exterior. Gradualmente e inevitavelmente as transformações ocorrem.

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.