Atividades

Desta vez nosso tema é a respiração e com isso nossas práticas serão voltadas para este tema. Veja abaixo nossas atividades.

Meditações:

Teremos diferentes práticas de meditação, caminhando, sentado, em movimento e até mesmo comendo. A ideia é ter uma vivência meditativa e trazer isso para todos os momentos do retiro.

A prática do silêncio:

A prática do silêncio não é apenas não falar, mas sim não se comunicar com o mundo exterior, nem por gesto ou qualquer outra maneira. É uma atitude de quietude e preservação da energia para que esta possa ser utilizada na busca do conhecimento de si mesmo.

Ásanas de Yoga

Teremos práticas de Yoga voltadas para o relaxamento e abertura dos quadris para colaborar com as meditações.

O propósito dos Ásanas (posturas) é preparar o corpo e a mente para a meditação. As posturas podem ajudar a liberar couraças do corpo e torná-lo mais apto para o estado meditativo. Neste treino, o foco da mente é muito trabalhado, sendo uma ótima preparação para o foco necessário na meditação.

As aulas serão ministradas pela professora Renata Ventura.

Filosofia

Nas aulas de filosofia, haverá a oportunidade de fazer perguntas sobre o processo de cada um e abordaremos do ponto de vista prático como o conhecimento do funcionamento da mente pode ajudar no caminho da meditação.

Respiração

Entrar em contato com sua respiração é uma das mais potentes maneiras de preparar sua mente e corpo para o processo meditativo.

Técnicas simples pode ser usadas para auxiliar e melhorar a concentração e assim facilitar o processo meditativo.

Pránáyáma significa “controle” e também “extensão” do Prána, que é a energia vital, conhecida também como Tchi (China) ou Ki (no Japão).

Nossa respiração está diretamente ligada com o Prána e este por sua vez, ligado à nossa mente. Por isso, é dito que quem controla a respiração, controla a mente.

Cada vez mais esta relação é percebida e corroborada por cientistas; hoje há inclusive casos de síndrome do pânico e outras doenças controlados por meio de exercícios de respiração.

As técnicas de Pránáyáma são uma grande ferramenta para o processo de aprofundamento da meditação e conseqüente apaziguamento da mente.

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.