RETIRO DE MEDITAÇÃO 10 DIAS

RETIRO DE MEDITAÇÃO E SILÊNCIO NAMASKARA

DHYANA KRAMA – 10 DIAS

De 01 de DEZEMBRO a 10 de DEZEMBRO de 2017 na Fazenda Vale da Alegria, em Santa Branca, pouco mais de uma hora de São Paulo.

Venha se conhecer por meio da meditação e do silêncio!

A PROPOSTA

A proposta é de um retiro gradativo num processo de Krama (passo a paso, sequência) onde o silêncio será introduzido aos poucos, inicialmente nas práticas e refeições, atingindo o silêncio total e permanecendo assim a partir do 4 dia. Da mesma maneira a duração e dificuldade das práticas seguirão este mesmo princípio.

POR QUE O SILÊNCIO?

A ausência de comunicação com o mundo exterior é fundamental para percebermos nosso barulho interno. No dia a dia na cidade são poucos os momentos em que podemos permanecer quietos. Se não estamos conversando com alguém, assistimos televisão, ouvimos música, lemos um livro ou fazemos qualquer coisa para distrair nossa mente.

Quando conseguimos permanecer sem este barulho, aí sim podemos perceber o quanto nosso interior também é ruidoso e que não conseguimos tranquilizar nossa mente; mais do que isso, muitas vezes nos sentimos ainda piores no silêncio, pois temos que enfrentar nossas questões internas. Só então podemos perceber que nosso maior adversário está dentro e não fora de nós e, com isso, abre-se uma imensa porta para o caminho do autoconhecimento.

Com as práticas de meditação associadas ao silêncio podemos compreender melhor esta ausência e nossos barulhos internos com a segurança e o apoio necessários para este mergulho em si mesmo.

Venha vivenciar o silêncio e perceber o verdadeiro sentido da meditação, que é o contato consigo mesmo.

O Retiro de Meditação e Silêncio será na Fazenda Vale da Alegria a cerca de 100km de São Paulo (1:30 h), possibilitando um contato auspicioso com a natureza, que é fundamental para ajudar a entrar profundamente em si mesmo.

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SOBRE O RETIRO

MEDITAÇÃO E SILÊNCIO.

e 01 de DEZEMBRO a 10 de DEZEMBRO de 2017 na Fazenda Vale da Alegria em Santa Branca.

Meditar é o processo de entrar em contato com nós mesmos, para isso o treino da mente deve ser constante. Meditar é algo que exige dedicação e disciplina, coisas que muitas vezes são difíceis de alcançar.

Muitas vezes isso se torna um processo frustrante, pois como não conseguimos a disciplina para fazer repetidamente, não conseguimos usufruir dos benefícios e, por não alcançar estes benefícios, não conseguimos força para continuar meditando.

Para sair deste ciclo, o ato de retirar-se, com o ambiente adequado, com as técnicas adequadas e a maneira correta de fazer pode ser de imensa ajuda, dando forças para seguir a jornada e manter sua prática de meditação.

Participe e sinta a meditação sendo aprofundada pela prática do silêncio, uma experiência profunda que pode mudar sua maneira de ver e se relacionar com o mundo.

Namastê!

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PARA QUEM É?

Este intensivo é aberto a todos os buscadores, dos iniciantes aos mais avançados. O processo será gradativo, tanto na introdução do silêncio como na intensidade e duração das práticas. A meditação é um processo de autoconhecimento que tem o poder de transformar vidas e nos fazer viver mais plenamente.

Se você busca uma vida mais plena, entrar em contato consigo mesmo, diminuir o estresse do dia a dia, melhorar sua qualidade de vida, você está no caminho do autoconhecimento, seja bem vindo!!!!

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PROFESSOR

Minha história com o Yoga começou para curar uma tendinite pelo uso do computador, LER ou DORT, que me afastou do meu trabalho em 1999. A partir deste momento a prática diária começou a fazer parte do meu dia a dia. Foi como consequência natural do desenvolvimento do Yoga que minha prática de meditação começou em 2003. Dois anos depois eu estava na Índia, onde comecei com a meditação Vipassana, da qual fui fiel praticante por anos a fio. Desde então tive experiências de diferentes técnicas de meditação e pranayamas (respiração) que fazem parte de minha rotina de práticas até hoje. É esta experiência que associa meditação mindfulness, técnicas de meditação yogicas e técnicas de respiração que utilizaremos em nosso Retiro.

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SOBRE MEDITAÇÃO

A função primordial de meditação é o auto-conhecimento, é a maneira direta de conhecer a si mesmo.

A meditação tem ocupado grande espaço na mídia e nas pesquisas científicas, pois os resultados apresentados com o treinamento meditativo são surpreendentes. Além de benefícios físicos, como baixa de pressão arterial, controle de doenças psicossomáticas, diminuição de dores crônicas, ela propicia também a melhora do funcionamento do cérebro, proporcionando melhor capacidade de concentração e relaxamento, o que pode melhorar a qualidade do sono, rendimento escolar e no trabalho, entre outras funções.

A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”. Em sânscrito, é chamada dhyana e é obtida pelas técnicas de dharana (concentração). Na língua chinesa, dhyana tornou-se Ch’anna, termo que sofreu uma contração e tornou-se Ch’an (Zen, em japonês). Em páli, é jhana que significa “concentrar intensamente o espírito em algo” (wikipedia).

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ATIVIDADES

Meditações:

Teremos diferentes práticas de meditação, caminhando, sentado, em movimento e até mesmo comendo. A ideia é ter uma vivência meditativa e trazer isso para todos os momentos do retiro.

A prática do silêncio:

A prática do silêncio não é apenas não falar, mas sim não se comunicar com o mundo exterior, nem por gesto ou qualquer outra maneira. É uma atitude de quietude e preservação da energia para que esta possa ser utilizada na busca do conhecimento de si mesmo.

Ásanas de Yoga:

Teremos práticas de Yoga voltadas para o relaxamento e abertura dos quadris para colaborar com as meditações.

O propósito dos Ásanas (posturas) é preparar o corpo e a mente para a meditação. As posturas podem ajudar a liberar couraças do corpo e torná-lo mais apto para o estado meditativo. Neste treino, o foco da mente é muito trabalhado, sendo uma ótima preparação para o foco necessário na meditação.

Filosofia:

Nas aulas de filosofia, haverá a oportunidade de fazer perguntas sobre o processo de cada um e abordaremos do ponto de vista prático como o conhecimento do funcionamento da mente pode ajudar no caminho da meditação.

Respiração:

Entrar em contato com sua respiração é uma das mais potentes maneiras de preparar sua mente e corpo para o processo meditativo.

Técnicas simples pode ser usadas para auxiliar e melhorar a concentração e assim facilitar o processo meditativo.

Pránáyáma significa “controle” e também “extensão” do Prána, que é a energia vital, conhecida também como Tchi (China) ou Ki (no Japão).

Nossa respiração está diretamente ligada com o Prána e este por sua vez, ligado à nossa mente. Por isso, é dito que quem controla a respiração, controla a mente.

Cada vez mais esta relação é percebida e corroborada por cientistas; hoje há inclusive casos de síndrome do pânico e outras doenças controlados por meio de exercícios de respiração.

As técnicas de Pránáyáma são uma grande ferramenta para o processo de aprofundamento da meditação e conseqüente apaziguamento da mente.

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PROGRAMA

SEXTA-FEIRA 01/12

18:00 – Chegada

19:00 – Jantar

20:00 – Reunião de abertura

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DIA A DIA BÁSICO

6:00 – 6:30 – Meditação

6:40 – 7:40 – Yoga

7:50 – 8:20 – Respiração

8:30 – 9:00 – Meditação

9:00 – 10:00 – Café da manhã

10:10 – 11:00 – Caminhada meditativa

11:10 – 12:00 – Karma Yoga

12:00 – 12:50 – livre

13:00 – 14:00 – Almoço

14:00– 15:20 – Livre

15:30 – 17:00 – Filosofia

17:10 – 18:00 – Práticas alternativas – Taichi, Caminhada

18:10 – 18:50 – Meditação

19:00 – 19:30 – Yoga Nidra (relaxamento)

19:40 – Jantar

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DOMINGO 10/12

6:00 – 6:30 – Meditação

6:40 – 7:40 – Yoga

7:50 – 8:20 – Respiração

8:30 – 9:00 – Meditação

9:00 – 10:00 – Café da manhã

10:10 – 11:00 – Caminhada meditativa

11:10 – 12:00 – Karma Yoga

12:00 – 12:50 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

13:00 – 14:00 – Almoço

Livre!

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LOCAL

A Fazenda Vale da Alegria fica em Santa Branca, a pouco mais de 1 hora de São Paulo (cerca de 100km) e é um lugar muito especial, com uma natureza exuberante e instalações confortáveis é o lugar perfeito para estar em harmonia e mergulhar no processo meditativo.

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INSCRIÇÃO E VALORES

Vagas Limitadas, apenas 11 vagas!

1) Para se inscrever basta escolher abaixo a opção de quarto, datas e forma de pagamento (à vista ou parcelado).

2) Em seguida mande um e-mail com suas escolhas que lhe enviaremos os dados para depósito e ficha de inscrição.

Enviar e-mail para retiros@namaskara.com.br

De 01 de DEZEMBRO a 30 de DEZEMBRO DE 2017 –  VALORES POR PESSOA
até 20/08 vista Até 20/09 até 20/10 após 20/10
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Quarto Compartilhado 1450 (5x 299) 1495 (4x 390) 1560 (3x 445) 1620
Quarto single (há somente dois quartos disponíveis) 2090 (5x 434) 2170 (4x 565)

2260

(3x 770) 2310
INCLUI HOSPEDAGEM TODAS AS REFEIÇÕES E PRÁTICAS – Valores em Reais
Cancelamentos:

- até 90 dias do início do retiro, reembolso integral retirado custo administrativo de 10%

- até 60 dias do início do retiro, reembolso parcial 70% do valor

- até 30 dias do início do retiro, reembolso parcial 50% do valor

Após esta data não há reembolsos, apenas crédito parcial de 70% para futuros eventos

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.