Retiro de Carnaval na Chapada Diamantina

O Retiro será de 25/02 a 06/03 de 2022 com opções de 5 ou 9 diárias.

Nosso programa será pensado como uma experiência completa, deixando tempo livre para os principais passeios às cachoeiras da região.

Ele será mais completo nos 5 primeiros dias. Durante os dias de carnaval o retiro será repleto de práticas de iyengar yoga ou ashtanga yoga, aulas de filosofia, meditação e relaxamento conduzido. E a partir do quinto dia, quarta-feira de cinzas, teremos uma prática pela manhã e o resto do dia livre para os passeios.

…………………………………………

SOBRE O RETIRO

Mais uma vez Renata e Mario conduzirão um retiro muito especial no carnaval de 2022.

Desta vez na Chapada Diamantina (Vale do Capão). Serão 5 dias de Meditação, Yoga e Passeios pelas cachoeiras e locais paradisíacos em um dos lugares mais especiais do Brasil.

O tema do retiro será o 5 ELEMENTOS, terra, água, fogo, ar, espaço. Como a compreensão dos elementos e sua atuação em nosso corpo e mente podem ajudar em nosso caminho de realização?

Nada melhor do que um local onde os elementos se manifestam de forma tão clara e latente para que a natureza nos mostre o caminho para utilizar este conhecimento.

Teremos práticas de Iyengar Yoga, Ashtanga Yoga, Meditações, Filosofia e passeios incríveis pelo Capão.

…………………………………………

RENATA E MARIO

Renata Ventura e Mario Reinert dedicam-se ao Yoga há mais de 20 anos e juntos somam seus conhecimentos e experiências para compartilhar com todos que buscam no Yoga uma ferramenta para a vida.

Renata iniciou seu caminho no Yoga há 24 anos, é professora certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute no nível Sênior Intermediate II (atual nível III), maior nível de certificação no Brasil.

Foi coordenadora do Comitê de treinamento e Formação de Professores da ABIY de 2016 a 2019.

Renata teve a benção de perceber muito nova que o Yoga era seu caminho de vida. Desde que se formou em Iyengar Yoga com Kalidas Nuyken, continua reciclando seus estudos regularmente com diversos professores Seniores ao redor do mundo e com a família Iyengar.

É praticante de Bhakti yoga e terapeuta Ayurvédica. Sua maneira de ensinar é atenciosa e precisa, levando seus alunos a desenvolverem o máximo de seus potenciais com discernimento e sabedoria.

Atualmente leciona e coordena o Namaskara Yoga e Meditação ao lado de seu marido, Mario Reinert, e é mãe de dois meninos.

Arquiteto formado pela FAU-USP e praticante de artes marciais, teve seu primeiro contato com a prática do Yoga buscando a cura para uma tendinite por uso do computador (LER), encontrou não só a cura com a a prática, mas um nova forma de viver. Desde então dedica-se ao estudo do Yoga.

Em muitos anos de viagens à Índia teve a oportunidade de conhecer e praticar diferentes métodos e técnicas de auto-conhecimento e meditação. Vem compartilhando este conhecimento no Namaskara com a intenção de tornar mais acessíveis estas ferramentas e trazer uma vida mais plena e feliz para as pessoas.

Em 2009 foi autorizado para ensinar o método enquanto Pattabhi Jois ainda estava vivo, mas se desligou do instituto um ano depois, por não concordar com os caminhos que estavam sendo seguidos. Hoje continua ensinando o método de forma adaptada e gradativa respeitando as particularidades de cada ser.

Na busca de aprofundar os estudos sobre meditação e suas implicações em nossas emoções foi também Certificado a ensinar o programa CULTIVATING EMOCIONAL BALANCE – CEB pelo SANTA BARBARA INSTITUTE FOR CONSCIOUSNESS STUDIES (USA/CALIFÓRNIA).

Hoje dedica-se a uma prática equilibrada, que inclui a prática de Ásanas de maneira consciente, pranayamas, meditação, estudos dos textos do Yoga, Sankhya, Vedanta, a língua Sânscrita, além de Anatomia e outros campos que proporcionem o desenvolvimento da consciência. Também dirige o Namaskara Estúdio de Yoga ao lado de sua esposa, Renata Ventura.

…………………………………………

ASHTANGA E IYENGAR YOGA

Yoga é literalmente União, da raiz yuj que significa jungir, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser. O caminho desta união pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas) e pránáyámas, é o que chamamos de Hatha Yoga. Ashtanga e Iyengar são duas variantes de Hatha Yoga, veja abaixo mais detalhes sobre cada prática.

IMPORTANTE: as práticas de ashtanga e iyengar acontecerão no mesmo horário. Portanto, é necessário escolher um método para praticar durante o retiro.

Ashtanga Yoga

Ashtanga Vinyasa Yoga é prática fluída e dinâmica. O método envolve a sincronização da respiração com os movimentos em progressivas séries de posturas, proporcionando uma mente tranquila e um corpo forte, leve e saudável.

Mario Reinert ensina o método com uma visão de Krama (passo a passo, sequência) e de maneira não ortodoxa, adaptando a prática às necessidades de cada aluno.

Este formato possibilita que qualquer nível de praticante possa participar das aulas de ashtanga no Retiro.

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é o método desenvolvido por BKS Iyengar. A prática de Iyengar proporciona uma atenção plena, trazendo a meditação para cada ação que fazemos.

O foco desta prática está no alinhamento, na permanência e no sequenciamento inteligente das posturas, combinados com uma respiração fluída e equânime.

O Iyengar Yoga torna o Yoga possível para qualquer pessoa independente de suas limitações. A utilização dos props possibilita a adaptação adequada da prática e ao mesmo tempo auxilia na compreensão de ações nos asanas.

IMPORTANTE: Para os praticantes de Iyengar é necessário levar o seu próprio material.

Materiais para a prática de Iyengar: 1 tapete; 3 cobertores; 2 cintos; 2 blocos e 1 bandagem.

…………………………………………

PROGRAMA

*Foto meramente ilustrativa retirada no Patrimônio do Matutu*

25, sexta:

14:00  – 18h – Chegada e recepção

19:00 – Jantar

20:00 – Reunião de abertura

……………………………….

26 sáb, 27 dom, 28 seg, 01/03 ter.

6:00 – Meditação

6:30 – Prática de Yoga, Ashtanga ou Iyengar

(O horário exato e duração da prática estará condicionado aos passeios, pois alguns dos passeios terão de ser feitos cedo pela manhã)

9:00 – Café

10:00 – Livre

13:30 – Almoço

14:30 – Livre, ou passeio da tarde

17:00 – Filosofia**

18:30 – Yoga Nidra**

19:00 – Jantar

20:00 – Fogueira

…………………………….

02/03 quarta:

6:00 – Meditação

6:30 – Prática de Yoga, Ashtanga ou Iyengar

(O horário exato e duração da prática estará condicionado aos passeios, pois alguns dos passeios terão de ser feitos cedo pela manhã)

9:00 – Café

10:00 – Encerramento para a turma que parte.

13:30 – Almoço (para quem ficar)

14:30 – Livre

19:00 – Jantar (para quem ficar)

…………………………….

03, 04 e 05/03:

6:00 – Meditação

6:30 – Prática de Yoga, Ashtanga ou Iyengar

(O horário exato e duração da prática estará condicionado aos passeios, pois alguns dos passeios terão de ser feitos cedo pela manhã)

9:00 – Café

9:30 – Livre (Passeios)

13:30 – Almoço

14:30 – Livre

19:00 -Jantar

**(O horário das práticas podem variar conforme a programação. A parte de filosofia também pode ser feita em algum lugar fora da pousada)**

…………………………………………

06/03:

10:00 – Encerramento do retiro

…………………………………………

IMPORTANTE: Para os praticantes de Iyengar é necessário levar o seu próprio material.

Materiais para a prática de Iyengar: 1 tapete; 3 cobertores; 2 cintos; 2 blocos e 1 bandagem.

…………………………………………

SOBRE A CHAPADA

A Chapada Diamantina é um local de paisagens encantadoras e natureza exuberante. Não por acaso, ela é protegida na categoria de parque nacional.

É lá que nascem quase todos os rios das bacias do Paranguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de água deslizam pelos relevos e formam cachoeiras e piscinas naturais.

As montanhas mais altas do Nordeste brasileiro estão na Chapada Diamantina: o Pico do Barbado com 2.033 metros, o Pico do Itobira com 1.970 metros e o Pico das Almas com 1.958 metros.

…………………………………………

POUSADA TERRAS DO POENTE

A Pousada Terras do Poente é um lugar repleto de magia e atrativos, montanhas, rios e cachoeiras. O cenário perfeito para desfrutar.

A pousada ecológica oferece total conforto e privacidade, para quem quer relaxar e curtir a natureza, numa reserva florestal de 30 hectares, com banho de rio, mirante e vista para o Monte Tabor.

Clique aqui para saber mais sobre a pousada

COMO CHEGAR

A Pousada Terras do Poente está localizada no Vale do Capão, na Vila de Caeté-Açu, no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O Vale do Capão pertence à cidade de Palmeiras – Ba – e fica há cerca de 400 km de Salvador.

A Pousada Terras do Poente está situada a 1km da Cachoeira do Riachinho e a 1,5km da subida para a Cachoeira da Fumaça, na estrada para o Vale do Capão, 1km após  a ponte sobre o Riachinho.

Clique aqui para consultar o mapa

…………………………………………

PASSEIOS

Teremos possibilidade de passeios e trilhas durante o retiro. Abaixo alguns dos passeios possíveis:

1. Riachinho (da pousada até lá é cerca de 1,5km, com possibilidade de ir sem transporte)

2. Lagoa dos Patos (necessita de transporte)

3. Cachoeira da Purificação (necessita de guia e demanda um tempo mínimo de quatro horas ida e volta)

4. Rio Preto (necessita de guia e demanda um tempo mínimo de quatro horas ida e volta)

IMPORTANTE: Algumas trilhas não necessitam de transporte e nem de valor adicional. Mas alguns passeios precisam de transporte e guia e por isso incluem um valor adicional. Estes últimos serão cotados e decididos junto com o grupo durante o período de retiro. Os passeios e as trilhas não estão incluídos no valor do retiro e da hospedagem.

…………………………………………

PANDEMIA

É imprescindível que todos os participantes estejam devidamente vacinados até a data do retiro.

É possível que seja exigido o PCR-RT a depender das condições atuais de pandemia.

Teremos um número reduzido de vagas em razão do estado de pandemia com o propósito de garantir a segurança e o conforto de todos.

Confira a política de cancelamento ao final da página para saber mais sobre os casos envolvendo Covid-19.

…………………………………………

VALORES E INSCRIÇÃO

De 25/02 a 02/03 ou 25/02 a 06/03/2022

COMUNICAMOS COM MUITA ALEGRIA QUE ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O NOSSO RETIRO  NA CHAPADA DIAMANTINA (VALE DO CAPÃO)!

Leia as informações abaixo para saber como se inscrever e reservar sua vaga.

Teremos um número reduzido de vagas devido à pandemia, por isso, se sentir o chamado, entre em contato assim que possível para fazer sua reserva!

………………..

Práticas e Atividades

Os valores correspondentes às práticas e atividades estão na primeira tabela e devem ser acertadas diretamente com o NAMASKARA.

atendimento@namaskara.com.br

Whatsapp: (11) 95023 0016

………………..

Hospedagem e Alimentação

A hospedagem e alimentação devem ser acertadas diretamente com a POUSADA TERRAS DO POENTE.

(75) 3344-1054

(75) 9212-9626

terrasdopoente@gmail.com

………………..

IMPORTANTE: Para participar do Retiro sem se hospedar na Pousada Terras do Poente entre em contato com o Namaskara: (11) 95023 0016

………………..

- As aulas de Ashtanga e Iyengar acontecem no mesmo horário, portanto é necessário escolher uma das práticas.

- Para os praticantes de Iyengar é necessário levar o material.

- Materiais para a prática de Iyengar: 1 tapete; 3 cobertores; 2 cintos; 2 blocos e 1 bandagem.

- IMPORTANTE: Acompanhantes que não forem praticar, mas que estiverem hospedados na pousada, pagam 70% do valor do retiro e das atividades.

………………..

VALORES PARA RETIRO E ATIVIDADES

- Os valores para retiro e atividades contemplam as práticas de meditação e yoga e não incluem hospedagem e alimentação nem passeios e trilhas.

………………..

VALOR DO RETIRO   – 5 DIAS P/ PESSOA – SOMENTE PRÁTICAS E ATIVIDADES – de 25/02 a 02/03

Valores do curso podem ser parcelados
em até 4x

Valor de lançamento para os 5 primeiros inscritos  até 30/11

Até 15/01

Até 31/01

Até 15/02

Após 15/02

Quarto Triplo


695

735

785

835

910

Quarto Duplo


895

935

985

1.035

1.110

VALORES DO RETIRO E DAS ATIVIDADES

O retiro e as atividades devem ser acertadas diretamente com o NAMASKARA.

Entre em contato: (11) 95023-0016 / atendimento@namaskara.com.br

- Valores para quartos individuais e quádruplos (para mesmo grupo ou família) sob consulta

- Valores para quatro diárias sob consulta

………………..


VALOR DO RETIRO – 9 DIAS P/ PESSOA – SOMENTE PRÁTICAS E ATIVIDADES – de 25/02 a 06/03

Valores do curso podem ser parcelados
em até 4x

Valor de lançamento para os 5 primeiros inscritos até 30/11

Até 15/01

Até 31/01

Até 15/02


Após 15/02

Quarto Triplo


1.000

1.045

1.095

1.125

1.155

Quarto Duplo


1.235

1.270

1.325

1.380

1.435

VALORES DO RETIRO E DAS ATIVIDADES

O retiro e as atividades devem ser acertadas diretamente com o NAMASKARA.

Entre em contato: (11) 95023-0016 / atendimento@namaskara.com.br

- Valores para quartos individuais e quádruplos (para mesmo grupo ou família) sob consulta

………………..

VALORES PARA HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

- Os valores para hospedagem e alimentação não incluem passeios e trilhas

………………..


HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO – 5 DIÁRIAS VALOR POR PESSOA – de 25/02 a 02/03

Verificar condições de parcelamento com a pousada: TERRAS DO POENTE

Quarto Duplo

1.875

Quarto Triplo

1.600

VALORES DA HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

A hospedagem e alimentação devem ser acertadas diretamente com a POUSADA TERRAS DO POENTE.

Entre em contato: (75) 3344-1054 / (75) 9212-9626 / terrasdopoente@gmail.com

- Valores para quartos individuais e quádruplos (para mesmo grupo ou família) sob consulta

- Valores para quatro diárias sob consulta

………………..


HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO – 4 DIÁRIAS VALOR POR PESSOA – de 02/03 a 06/03

Verificar condições de parcelamento com a pousada:
TERRAS DO POENTE

Quarto Duplo

960

Quarto Triplo

920

VALORES DA HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

A hospedagem e alimentação devem ser acertadas diretamente com a POUSADA TERRAS DO POENTE.

Entre em contato: (75) 3344-1054 / (75) 9212-9626 / terrasdopoente@gmail.com

……………………………..

IMPORTANTE: Os valores acima estão condicionados à hospedagem na pousada de  no mínimo 8 pessoas para o retiro

A) Caso consigamos no mínimo 8 pessoas hospedadas

Chalé duplo: diária de 240/ pessoa incluindo 3 refeições.

Chalé triplo: diária de 230/pessoa incluindo 3 refeições.

B) Caso não consigamos o número suficiente

Chalé duplo – valor cheio: diária de 280 – incluso somente café da manhã

Chalé triplo – valor cheio: diária de 380  – incluso somente café da manhã

O valor da diária por pessoa no chalé duplo será R$140.

O valor da diária por pessoa no chalé triplo será R$127.

Caso não consigamos 2 ou 3 pessoas para ficar no chalé, então a pessoa paga o valor cheio do chalé

- Valores para quartos individuais e quádruplos (para mesmo grupo ou família) sob consulta

………………..

POLÍTICA DE CANCELAMENTO DO RETIRO

Até 90 dias do início do retiro, reembolso integral retirado custo administrativo de 10%

Até 60 dias do início do retiro, reembolso parcial 70% do valor

Até 30 dias do início do retiro, reembolso parcial 50% do valor

Após esta data não há reembolsos, apenas crédito parcial de 70% para futuros eventos

Caso tenhamos impossibilidade de voos ou caso você tenha algum problema pessoal devido ao Covid-19, existirá a possibilidade de transferirmos o retiro para uma nova data ou o valor do retiro poderá ser utilizado por você como crédito para workshops ou retiros do Namaskara.

**O valor de crédito apenas pode ser utilizado para práticas e atividades do Namaskara, não incluindo alimentação e hospedagem.**

IMPORTANTE: As políticas de cancelamento acima são referentes ao NAMASKARA.

A POUSADA TERRAS DO POENTE não devolve o valor de sinal para reserva, consulte-os para mais detalhes sobre a política de cancelamento da hospedagem.

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.