Nosso Dharma

A palavra “Dharma” em Sânscrito tem vários significados, entre eles missão ou própósito na vida. É muito comum estarmos perdidos em relação ao nosso “Dharma”, talvez seja esta uma das principais crises da modernidade. São tantas opções, a propaganda é tão sedutora, a embalagem é tão atraente que quase todos são pegos na isca da “felicidade superficial”, que é aquela felicidade de propaganda de margarina, ou de carros, podemos até achar bobagem, mas com a maior parte das pessoas esse tipo de propaganda realmente funciona. Quando percebemos estamos em busca de mais um sonho de consumo e, o pior de tudo, um sonho que nem mesmo é nosso.

A Bhagavadgita, importante texto sobre o Yoga, nos fala que é melhor cumprir nosso próprio dharma mesmo que mal feito do que o dharma de outra pessoa bem feito, ou seja, busque seu próprio destino, há um propósito na vida para cada ser, um papel que cabe a você neste mundo.

Como saber o seu dharma? Conhecer a si mesmo, esta é a única forma. Este é o propósito maior do Yoga, conhecer a si mesmo para poder libertar-se do sofrimento.

O nosso propósito maior é esta liberação(kaivalya) e nosso dharma com a sociedade é espalhar cada vez mais a semente do Yoga, para que mais pessoas possam ser conscientes de suas escolhas e assim mais aptas a serem realmente felizes.

Namastê! _/\_

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.