NamaNews #1 2019

NAMASKARA NEWS

n°1 junho de 2019

Yoga, meditação, filosofia, posturas, alimentação e mais…

Nossa News está de volta quinzenalmente, aproveite para saber mais sobre Yoga,

Meditação, Alimentação e outros temas que estarão conosco por aqui.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Artigo

O inverno, o Yoga, “Tapas” e os tempos de crise!

Texto por Mario Reinert

Quando pensamos em tempos de crise, pensamos em tempos difíceis, onde há dificuldade de produzir, escassez de alimentos e produtos, falta de dinheiro, de saúde ou qualquer outra coisa que afete profundamente nossa vida.

O inverno, historicamente, sempre foi um tempo de crise, pois com a dificuldade de produzir alimentos havia a necessidade de planejar esse período, mesmo em países não tão sacrificados pelo inverno, como o Brasil, há mudanças consideráveis nos hábitos e novas dificuldades surgem com a mudança do tempo.

Essas dificuldades não são apenas no âmbito macro, do país, mas atingem a vida no dia a dia das pessoas. Vão desde o sair da cama para fazer o que deve ser feito, sair de casa com o tempo chuvoso e/ou frio, o trânsito que piora especialmente em São Paulo, e para isso basta uma ameaça de chuva entre outras coisas. Lógico, sempre há quem goste do frio e do inverno e para essas pessoas não há tempo melhor.

Mas o que o Yoga tem a ver com isso tudo? A prática de Yoga e da meditação são ferramentas incríveis para os tempo de crise, pois nos ajudam a enxergar as coisas com clareza e nos dão força para percorrer o caminho com muito mais capacidade de agir corretamente. Mas é nestes momentos que nos falta tempo e o que deixamos de lado é muitas vezes o que mais pode nos ajudar a enfrentar as dificuldades.

E assim é no inverno, vemos as pessoas diminuírem sua frequência nas aulas de Yoga e trocarem o calor de tapas (autodisciplina, que significa literalmente queimar, aquecer) pelos minutos a mais no “snooze” do relógio, que não descansa como o sono de fato e ainda traz a sensação de tempo perdido.

Faça a seguinte reflexão, você já se arrependeu alguma vez de sair da cama e fazer sua prática de Yoga? Sempre faço esta pergunta para alunos e até agora nunca vi alguém que se arrependesse de sair da cama e fazer sua prática. Assim, sacode o corpo e a mente, levanta da cama, desperta o tapas, o fogo interno que é tão fundamental no inverno para que possamos manter e realizar nossos objetivos de vida.

Observação: Vale ressaltar que não podemos esquecer que as estações do ano devem ser respeitadas, pois devemos nos harmonizar com o mundo que nos rodeia, isso é fundamental especialmente para nossa saúde. Inclusive nossa alimentação deve acompanhar a estação, comendo mais comidas quentes, chás e temperos que possam aquecer o fogo digestivo. Mas isso é tema para outro texto!

Mario Reinert é um pesquisador do corpo, da mente e espírito humanos, atualmente cuida de dois filhos pequenos junto de sua esposa Renata Ventura e no tempo que sobra, dirige o Namaskara e, pratica e ensina Yoga e Meditação …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Dica de Prática


Tāḍāsana ou Samasthitiḥ

Texto por Mario Reinert

O início das práticas de yoga na linhagem de Krishnamacharya se dá com a postura de base que é simplesmente estar em pé. Pode parecer estranho que ela tenha nomenclaturas diferentes, chamada de Tāḍāsana, para os praticantes de Iyengar, ou Samasthitiḥ, para os demais métodos baseados na tradição. Tāḍāsana (tāḍā = montanha+ āsana = postura), “ a postura da montanha” e Samasthitiḥ (sama = equanimidade + sthitiḥ = de pé e/ou firme) que significa “em pé firme e equânime”.

Perceba que ambas as nomenclaturas tem praticamente um mesmo significado, remetendo ao estar em pé, com firmeza e simetria, seja no significado puro da palavra, Samasthitiḥ, ou na metáfora de ser uma montanha, que é alta, em pé, com uma firmeza e estabilidade incomparável.

E qual a importância desta postura? É em pé, eretos que nos reconhecemos como humanos e é em pé com simetria e equanimidade que podemos perceber o que se alterou em nosso corpo após termos feitos qualquer postura, é também o ponto de partida para o nosso caminhar.

Voltar para Tāḍāsana ou Samasthitiḥ é portanto, voltar para casa, para nossa montanha, como a casa do Deus Śiva que é no monte kailash (kailāsa) nos Himalayas, é nosso ponto de partida, onde nos reencontramos e identificamos o que mudou e reconhecemos o que ainda pode ou deve ser modificado.

Parece muito simples ficar em pé, mas quando percebemos a quantidade de ações que envolvem este simples ato percebemos a importância que devemos dar a essa postura. Perceba que é no contato dos pés firmes na terra, alinhados com a cabeça na direção do céu que podemos perceber a divindade de nosso Ser e que unimos estes dois polos, ambos essenciais para nossa vida, a realização do contato com a terra e a virtude do contato o céu.

Na próxima edição vamos falar sobre a prática da postura, aguarde!

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Sobre o que comemos


Você sabe o que é Ácido fítico ou Fitato?

Texto por Fernanda Ramos

Presente em leguminosas, grãos, sementes e, em menor quantidade, na batata e na cenoura, o fitato é denominado como antinutriente porque ele dificulta a absorção de minerais como o cálcio, o ferro e principalmente o zinco.

Além disso, para muitas pessoas, o ácido fítico ou fitato, causa dificuldades no processo de digestão desses alimentos, causando gases e mal-estar gástrico.

Mas o fitato tem uma função importante nos vegetais que é de proporcionar a energia necessária para o grão brotar, ou seja, para que aconteça a germinação do grão na natureza. Para ingerir tais alimentos sem que o fitato atrapalhe a digestão, basta deixar o grão, por exemplo, de molho em água.

O ideal é deixar entre 12 e 24 horas de molho, trocando a água de tempos em tempos. Dessa forma, a absorção dos minerais aumenta e proporciona uma alimentação mais rica e variada evitando desconfortos.

Sou professora de yoga e psicóloga, mas também adoro estudar sobre alimentação saudável, orgânica e vegana. Aos 15 anos iniciei uma transição para uma alimentação vegetariana.  Alguns anos mais tarde, eliminei o leite e derivados e fiz uma formação de confeitaria e panificação sem leite e sem glúten. Atualmente estou adepta da alimentação vegana. Acredito acima de tudo, que cozinhar é um ato de amor, que envolve a escolha de bons ingredientes e de boas energias para nutrir o corpo e promover saúde .…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Dicas de restaurante

Durante as edições da News recomendaremos nesta seção os melhores restaurantes vegetarianos e veganos em São Paulo. Eventualmente recomendaremos também alguns não exclusivamente vegetarianos, mas que tem boas opções específicas para esse público.


Ambrosio Cozinha Afetiva e o Néctar da Imortalidade

O restaurante Ambrósio Cozinha afetiva é um desses lugares que temos vontade de voltar sempre, e é, inclusive, um dos nossos restaurantes prediletos em São Paulo.

Não por acaso, “Ambrosia” era o néctar imortalidade dos deuses gregos e tem a mesma origem do termo sânscrito, Amrta que é o néctar da imortalidade tanto citado nos textos do Yoga.

O Ambrosio é um restaurante que trabalha com valores essenciais para a vida, como o amor, o cuidado e o carinho na dimensão alimentar, com ambiente familiar e ingredientes frescos, cheios de vida e sabor. Todo o cardápio do Ambrosio busca uma diversidade com os ingredientes naturais, e visa uma experiência nova com os sabores, o aroma e o frescor dos alimentos.

Nos salgados encontramos lasanhas, tortas, pães e muito mais. É um menu rico de possibilidades para se experimentar, onde cada opção está acompanhada por uma alimentação que visa o bem estar. Além das massas e pratos preparados com grãos integrais, há saladas, quiches, chás e sobremesas muito especiais.

É possível encomendar pratos, e podemos encontrar no cardápio de encomenda mais de sete tipos de tortas para se escolher, e para aqueles que querem evitar o glúten, há a torta vegana e sem glúten disponível em cinco sabores. É um cardápio recheado de diversidade salgada e doce. Como o Café Ambrosio apenas trabalha com produtos frescos, é preciso que os pedidos para encomenda sejam feitos com até dois dias de antecedência.

Nas marmitas podemos encontrar vários pratos, todas com ingredientes frescos e orgânicos, para que possamos levar uma semana mais saudável. Com duas casas, uma na Chácara Sto. Antonio e outra no Campo Belo, ambos com ambiente familiar, comida vegetariana e saborosa, cheia de afeto. Além disso, você pode fazer o seu pedido via Whatsapp e encontrar o cardápio completo para encomendas no site.

O Ambrósio Chácara Sto. Antônio funciona de segunda à sexta do 12h às 15h, e aos sábados do 12h às  16h. O delivery funciona de segunda à sábado, das 11h45 às 15h.

O Ambrósio Campo belo funciona de segunda à sexta do 12h às 15h, aos sábados do 12h às 16h e aos domingos do 12h30 às 16h. O delivery funciona de segunda à sexta, das 11h45 às 15h.

https://pt-br.facebook.com/ambrosiocozinhaafetiva/

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Dicas de Cursos e Eventos


Curso de Aprofundamento em Yoga com Mario Reinert e Professores Convidados

Nova entrada em AGOSTO DE 2019! INSCRIÇÕES ABERTAS!

Estão abertas as inscrições para o Aprofundamento para agosto de 2019. Aproveite essa oportunidade para começar um curso diferente com convidados especiais, profissionais em Anatomia, Ayurveda, Nutrição e muito mais, que trarão mais luz ao conhecimento do Yoga e uma integração com o conhecimento científico de nossa era.
É um curso para quem quer se aprofundar neste caminho, tanto para sua prática pessoal como também para quem quer espalhar esta semente e tornar-se professor.

A parte prática é baseada no sistema de Vinyasa de Sri Krishnamacharya e Pattabhi Jois enfocando o processo de “Krama” (passo, sequência) gradativo e respeitoso, levando a um desenvolvimento seguro e consistente.

São 8 encontros por ano aos finais de semana o que possibilita encaixar nos seus horários.A parte prática é baseada no sistema de Vinyasa de Sri Krishnamacharya e Pattabhi Jois, também com enfoque em práticas de respiração e meditação.
Veja mais informações no site e transforme-se por meio deste conhecimento profundo do Yoga.

>> Saiba mais

……………………………………………………

XII Retiro Yoga e Natureza no Matutu

Nesse ano, dos dias 04 a 08 de setembro, teremos nosso decimo segundo encontro Yoga e Natureza no Matutu.

Aproveite essa oportunidade e venha aprofundar-se em sua prática de Yoga, unir-se à Natureza e compartilhar suas experiências com outros buscadores.

O tema desse ano será: O equilíbrio entre a a Ação e a Inação, o Fazer e a Entrega. O quanto devemos agir e o quanto devemos aceitar? Como mudar questões substanciais da vida sem forçá-la, como dançar com a vida e conduzi-la ou ser conduzido quando necessário?A resposta destas perguntas, passa pelo conhecimento de si mesmo, assim a pergunta adequada seria, como posso conhecer a mim mesmo?

>> Saiba mais

Para receber a NamaNews mande um e-mail para atendimento@namaskara.com.br com o título: “CADASTRO PARA A NEWS”

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

PARA OUTROS EVENTOS NAMASKARA ACESSE A AGENDA  >>clique aqui

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.