Ashtanga e Iyengar

Yoga é literalmente União, da raiz yuj que significa jungir, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser. O caminho desta união pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas) e pránáyámas, é o que chamamos de Hatha Yoga.

O Hatha Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente. As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Raja Yoga ( da Contemplação).

Em meio a inúmeros estilos de Hatha, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.

Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, BKS Iyengar (seu cunhado), Sri K. Pattabhi Jois, Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização da conexão entre a respiração e os movimentos para montagem das posturas (ásanas), chamado Vinyasa.

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

ASHTANGA VINYASA YOGA

Ashtanga Vinyasa Yoga é uma fluida e dinâmica prática de HahtaYoga, o método envolve a sincronização da respiração com os movimentos em progressivas séries fixas de posturas, proporcionando uma mente tranquila e um corpo forte, leve e saudável. Mario Reinert ensina o método com uma visão de Krama,(passo, sequência) de maneira não ortodoxa e adaptada às necessidades de cada aluno, podendo pessoas de qualquer nível participar do Retiro.

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

IYENGAR YOGA
O Iyengar Yoga, é o Método desenvolvido por BKS Iyengar e é baseado no alinhamento do corpo com intensidade e precisão.  A meditação é alcançada por meio da inteligência presente no corpo fisico. O uso dos “props” – blocos, cintos, cadeiras, etc. possibilita ao praticante aprofundar-se nos ásanas ou adaptá-los para todos os tipos de corpos, potencializando também seu uso terapeutico.

………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Veja as informações no menu abaixo:


Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.