Depoimentos meditação

Veja o depoimento de pessoas que já fizeram o Curso de Meditação e Redução de Estresse do Namaskara!

………………………………………………………………

“Acredito que o curso não poderia ter acontecido em melhor época: bem no meio da pandemia do coronavírus, em 2020. Fiz apenas uma aula presencial e na segunda já estávamos fazendo online, o que não atrapalhou em nada, pois o Mario conseguiu conduzir muito bem as aulas online, passar o conhecimento necessário e compartilhar todo o seu conhecimento e sabedoria com os alunos.

Confesso que nas primeiras semanas estava meio confusa sobre a meditação, sobre os benefícios da meditação para mim e se estava fazendo tudo certo… mas conforme os dias foram passando, as aulas foram acontecendo e eu fui me entregando cada vez mais à meditação, tudo foi ficando mais claro. Em pouco tempo já pude perceber uma melhora na minha forma de lidar com meus problemas, consegui me manter mais calma durante a pandemia (e confesso que não foi nada fácil, pois eu realmente surtei) comecei a perceber que buscava a meditação também como uma válvula de escape, notei também que a forma como eu lido com o meu namorado mudou (nós moramos juntos e estamos em isolamento há muito tempo) e além disso, comecei a ser mais compreensiva com as pessoas ao meu redor de modo geral, e não só com quem eu conheço, mas também quem eu nunca vi antes. Acredito que todas as pessoas, pelo menos 1x na vida, deveriam ter a experiência de meditar.

Mas meditar de verdade, se entregar a essa prática, mesmo que não continuem depois (o que eu acho impossível, porque uma vez que você se entrega à meditação e começa a sentir os benefícios dela, você não vai mais querer largar), porque a meditação, definitivamente, está sendo um divisor de águas na minha vida. E me faz tão bem, me trás tantos benefícios, que além de continuar praticando após o término do curso, vou fazer o curso intermediário para me aprofundar ainda mais.”

Fernanda Bove

Participante do Curso de Meditação durante a pandemia do coronavírus em 2020.

………………………………………………………………

“Me chamo Renato e fiz o curso de meditação e redução do estresse, e adorei a metodologia. Fiz o curso por indicação de um amigo, por que estou em um período de muita cobrança e como sou um pouco ansioso acabei por tentar um meio alternativo para trabalhar com essa minha angústia.

Durante o curso nós aprendemos desde o básico, a história e filosofia oriental e o Mário vai nos introduzindo a cada semana nessa prática milenar. O curso e inclusive o Mário são excelentes, eu sai com vontade de aprender mais sobre toda essa prática milenar, que não é só a parte da meditação mas sim um jeito novo de se viver, que na verdade é bem antigo!

O melhor é que depois do curso você pode praticar em casa com todo o material que eles te dão. Comecei o curso de um jeito e sai outro e com uma visão diferente de como levar a vida, e até perdi peso durante esse período.

Recomendo a todos que buscam o melhor de si, e harmonizar a vida cotidiana com uma melhor expectativa da sua saúde física e mental.”

Renato Marrach

Participante do Curso de Meditação durante a pandemia do coronavírus em 2020.

………………………………………………………………

“Agradeço pela oportunidade de fazer o curso de meditação. Foi muito bom.

Tem sido emocionalmente difícil e um desafio para mim atravessar esses tempos de pandemia.

A  prática regular da meditação tem me ajudado a lidar com a ansiedade e o estresse, e talvez até com a depressão.

Pretendo fazer o curso de meditação que dá continuidade a este, e espero continuar aprendendo.

Gostei bastante das suas reflexões éticas, principalmente sobre felicidade, amor e compaixão. ”

A pedido da pessoa vamos preservar o seu nome

………………………………………………………………

“Escrevo com muita alegria no coração para agradecer pelo curso de meditação.

Eu, na verdade, fiz o curso mais como apoiadora do meu querido João, ainda que essa minha posição não tenha sido explicitada. Para todos os efeitos, eu fazia o curso normal e integralmente.

O João conquistou uma coisa muito muito muito importante durante o curso, que foi a superação de um “tique” nervoso, com o qual ele lutava há quase 3 anos. Após várias tentativas terapêuticas e até medicamentosas, foi na meditação que ele encontrou a liberação daquele sofrimento. E por isso sou imensamente grata.

Ontem ele embarcou para Alemanha e hoje chegou em Berlim. Esta íntegro e sereno, feliz em dar os primeiros passos na sua caminhada individual.”

Depoimento de Luciana, sobre a participação de seu filho adolescente João que participou do curso em 2016.

………………………………………………………………

“O curso abrange história, biologia, ciência, psicologia, filosofia, despertando algo tão simples e ao mesmo tempo tão benéfico para nossa mente, saúde e bem estar, através de técnicas, vivências e apoio ao grupo. É um investimento para a vida !

Mesmo sabendo dos benefícios científicos da meditação que são cada vez mais divulgados na mídia, sempre achava uma perda de tempo ficar parado meditando, pensando em nada… Até que o “cosmos” conspirou a meu favor e ganhei o curso de Meditação e Redução de Estresse do Namaskara no concurso da Ekomat. Aprendi técnicas, o que pensar ao meditar, acompanhado de áudios para praticar em casa, criando o hábito gradativamente.

Os encontros em grupo foram extremamente importantes e enriquecedores para a troca de experiências, dúvidas, dificuldades, ajudando a incluir este hábito na estressante rotina.

Em um mês de curso e prática regular fiquei mais calma, melhorei meu relacionamento com meus familiares, fiquei mais focada nas atividades diárias (evitando até o furto da minha bolsa em um restaurante!) e principalmente em mim mesma.

Há ainda um longo caminho pela frente, confesso que há dias que não consigo incluir a prática na rotina, às vezes é incômoda, mas o depois traz uma sensação tão boa e única que vale cada minuto de prática!”

Fabiana Sosa
Administradora de Empresas – Comércio Exterior

………………………………………………………………

“Fiz o curso no início de 2016 porque sabia que teria pela frente um período difícil,
pois precisava superar uma grande desilusão amorosa .
A cada  encontro com o grupo eu me sentia melhor, mais forte, calma e confiante .
É muito bom ver toda a luz que está dentro de nosso ser.
Fiz todos os exercícios propostos e passei a me sentir feliz sem nenhum motivo específico , uma sensação de tranquilidade gostosa , até emagreci uns 2 quilos rsrs como “efeito colateral “.
Eu medito todos os dias e pretendo continuar até o fim dessa existência !
Foi um curso lindo!”

Marcia Marques
Procuradora do Estado
………………………………………………………………

“Eu fiz o curso em 2015 e foi um divisor de águas para mim. Eu sempre fui muito ansiosa e tive dificuldades de concentração, além de estar sempre muito conectada no telefone, e-mail, trabalho, etc… As técnicas que aprendi no curso me ajudaram muito nesses aspectos e na redução do stress associado a minha rotina. A prática da meditação mudou a minha visão de muitas coisas, melhorou a qualidade do meu sono e aumentou minha atenção.

Mais do que técnicas de meditação, o curso apresenta um olhar descomplicado sobre o tema, ensinando as pessoas a se conectarem com o essencial. Na minha opinião, esse curso tem um potencial muito transformador, pois consegue trazer a meditação de um jeito simples para o nosso dia a dia, sem banaliza-la. A prática vai sendo construída ao longo do curso e até os mais resistentes, como eu, encontram uma forma de silenciar a mente para “ouvir e ver” além.

Recomendo muito o curso e o retiro de meditação e silêncio que é feito ao seu final!”

Camila Fattibene Sertori
Advogada

………………………………………………………………

“O curso de meditação foi uma experiência que teve um impacto muito grande na minha vida. Aprendi a observar meus pensamentos, e cada vez mais viver no presente, viver no agora. Hoje eu me sinto uma pessoa muito mais centrada, que consegue olhar os problemas que acontecem no dia a dia sob uma outra perspectiva, resolvendo eles com muito mais calma e serenidade. Após mais de 1 ano de ter feito o curso, continuo meditando 30 minutos todo dia”

Peter Gottschalk

Empresário

………………………………………………………………

Quando busquei o curso de meditação, estava em uma fase que, infelizmente, acontece com muitos de nós, “cidadãos do mundo modero” – uma fase de estresse e pressão muito grande. Meus hábitos já influenciavam em minha saúde e bem estar.

O curso não somente me orientou sobre como meditar, e os benefícios da meditação – também me ajudou no início de uma mudança de hábitos e liberdade de pensamento, permitindo que minha ansiedade e estresse diminuíssem, bem como minha capacidade de raciocínio melhorasse, pois me ensinou a focar no momento presente.

Recomendo a todos!

Alexandre Daniel
Veterinário

………………………………………………………………

“Participei do curso de meditação do Namaskara com o Mário e gostei muito. Permite uma evolução gradual para incorporarmos o hábito de meditar e também traz uma orientação bem prática, dando uma atenção legal para as características de cada pessoa.”

Carlo Hauschild
Sócio diretor da Sandler Training Brasil
………………………………………………………………
“O curso foi uma oportunidade para entender e incorporar uma prática que me interessava muito, mas que nunca havia experimentado. Foi algo muito oportuno e que encontrou solo fértil porque eu estava em um período muito inquieta, irritadiça e esta falta de controle emocional estava me atrapalhando em todas as áreas da vida.
Os encontros foram muito intensos e produtivos. Acompanho o Namaskara e confio demais na seriedade do Mário como estudioso e instrutor. É um conhecimento passado com muita autenticidade e responsabilidade e ao mesmo tempo totalmente acessível.
A incorporação da prática é imediata e os efeitos também. Isso não quer dizer que é fáci ou automático. É resultado de um trabalho, com certeza. É preciso estar disposto a acostumar-se com aquela quebra no seu dia, entender seus próprios mecanismos de fuga, seus incômodos físicos de permanência na postura, etc. Mas é tudo perfeitamente superável. O importante é saber negociar metas consigo mesmo e saber que é possível meditar com resultado desde que se tenha disciplina.
Aos poucos, os resultados se ampliam e são refletidos no seu modo de pensar, no seu modo de olhar para o outro, para os problemas, e para si próprio. Existe uma tranquilidade muito maior, uma aceitação e um desapego das pequenas coisas. É como se se trocasse uma lente. E tudo é parte de um processo. É possível evoluir de diferentes maneiras dependendo do empenho e esforço de cada um. O fato é que qualquer tempo empenhado, é válido.
Para praticantes de yoga, o resultado é amplificado nas duas práticas. Percebe-se que a meditação está presente nas posturas, a negociação com o corpo, percebe-se como a mente interfere no campo físico e é possível ter este controle. Da mesma forma, o yoga torna mais fácil a prática da meditação.
Enfim, eu só tenho a recomendar. Sua dedicação pode ser por uma hora no dia ou pode ser por poucos minutos desde que se adquira consciência do que se está fazendo. É só coisa boa!”

Mônica Novaes Esmanhotto
Gestora cultural
………………………………………………………………
“Aquietar a mente, viver mais conectada ao momento presente, permitindo estar nas minhas emoções e sensações, sempre foi um grande desejo. Apesar de saber que a meditação era o caminho, acreditava que não era para mim, justamente pela agitação excessiva da mente e por não conseguir manter a prática diária. O curso não só me deu ferramentas importantes para perceber qual técnica respondia melhor na busca desse foco, como me incentivou ao esforço da disciplina. Hj, após um pouco mais de um ano de curso, pratico basicamente todos os dias e sinto que, apesar de saber que ainda tem um longo caminho pra conquistar a quietude interna que busco, minha vida esta mais calma e consigo me perceber muito melhor.”

Cassia Oliveira
Esteticista
………………………………………………………………
“Já tentava praticar a meditação há algum tempo, mas somente após os ensinamentos apresentados no curso e o auxílio dos áudios consegui estabelecer uma prática diária e com isso senti a diminuição da ansiedade e até mesmo do cansaço por passar a perceber as atividades rotineiras de forma mais leve.”

Renata Prescendo
advogada
………………………………………………………………

“Após o curso de meditação comecei a ter muito mais momentos de amor com todos. Me sinto mais equilibrida, com maior capacidade de concentração, meditar é ter paz interna!”

Julie Keiko
Fonaudióloga

………………………………………………………………

Procurei a meditação para ajudar nos treinos e na maratona, pois já tive a experiência de prejudicar uma prova por conta dos pensamentos que dominaram o corpo. Mas encontrei muito mais, pude enxergar mais meu eu interior e encontrar a paz em pequenos gestos e momentos.

Vanessa Scalise
Administradora de Empresas

………………………………………………………………

<< Voltar para a página do Curso

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.