Sobre o Yoga

Nova entrada de turma em MARÇO de 2017.

Yoga é literalmente União e, na Índia, Yoga são conjuntos de práticas que levam a união entre todas as instâncias do Ser.
O termo Yoga aparece primeiramente nas Upanishads (parte final dos Vedas), designando um estilo de vida que é essencial na busca de Moksha, a liberação. Outro texto importante é a Bhagavadgita, parte do clássico Mahabharata onde Sri Krishna ensina ao príncipe Arjuna os ensinamentos do Yoga.

Finalmente com os Yoga Sutras de Patanjali, texto que data entre III ac. e II dc., o Yoga torna-se uma das seis escolas ortodoxas da filosofia indiana.
O Yoga descrito nos Yoga Sutras de Patanjali é chamado de Raja Yoga (Yoga Rei – de caráter meditativo em busca de Samadhy).

As outras vertentes do Yoga apresentam-se classificadas normalmente como Karma Yoga (Yoga da ação), Bhakti Yoga (da Devoção), Jñana Yoga (do conhecimento), Hatha entre outras.

O caminho desta união, Yoga, pela lapidação do corpo em práticas que tem como base especialmente os ásanas (posturas), pránáyámas(Controle e expansão da Energia vital), é o que chamamos de Hatha Yoga.

Os textos de Hatha Yoga, como o Hatha Yoga Pradipika, datam normalmente do período medieval, a partir do séc. X dc.
Este estilo de Yoga e suas variantes são o que normalmente conhecemos por “Yoga” no Ocidente.

Em meio a inúmeros estilos de Hatha Yoga, existem os métodos derivados dos ensinamentos de Sri Krishnamacharya. Este grande Yogue que desencarnou no fim do século passado aos 101 anos de idade, deixou um vasto legado, não só no campo do Hatha Yoga, como no conhecimento acadêmico, onde foi reconhecido em vários campos da Filosofia Indiana.

Krishnamacharya deixou muitos alunos importantes, que tornaram-se muito conhecidos no ocidente, entre esses estão, Sri K. Pattabhi Jois, BKS Iyengar (seu cunhado), Indra Devi, TKV Desikachar (filho), Rama Swami, AG Mohan entre outros. Um dos seus maiores legados foi a utilização de variações específicas para entrar e sair das posturas (ásanas) chamado de Vinyasa, harmonizando sempre a respiração e os movimentos do corpo.

Neste curso seguiremos  os ensinamentos de Hatha Yoga especialmente ligados à tradição de Sri Krishnamacharya e seu discípulo Pattabhi Jois no que se refere aos Ásanas, mas adicionando valores e ensinamentos de outras tradições do Hatha Yoga e mesmo outras vertentes do Yoga. Com uma abordagem ampla do que é chamado o Ashtanga Yoga de Patanjali.

Para saber mais acesse:

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.