Sobre o Curso

Nova entrada de turma em AGOSTO de 2017.

O YOGA COMO UM CAMINHO DE APRENDIZADO.

Após muitos anos de estrada e caminhos percorridos, idealizamos um curso que reúne diferentes disciplinas com a proposta de ampliar e aprofundar o conhecimento prático e teórico do Yoga.

Vim de uma tradição onde não se ensina a ensinar, onde tudo o que contava era a experiência. Foi desta maneira que aprendi, muitas vezes batendo a cabeça no caminho e percebendo assim por onde seguir. Segui por muitos anos defendendo esta idéia, de que nossa vivência é o que conta e, assim compartilhamos o que vivenciamos, como era no princípio do Yoga. Hoje percebo que este sem dúvida é um caminho nobre, mas que demandará muitos anos a mais de experiência, o que pode dificultar a relação com o mundo em que vivemos hoje.

Após muitas viagens de estudo à Índia, ao praticar, ver e ensinar o Yoga no Brasil e em diferentes países, percebi a falta de conhecimento básico que muitos alunos e até mesmo professores ditos “experientes” tem. Passei então a me perguntar se não seria útil trazer diferentes disciplinas em um curso que pudesse proporcionar este conhecimento organizado e com profissionais que tenham experiência e renome em seus campos de atuação. Quantos anos uma pessoa teria que estudar para ter a experiência e entendimento do Ayurvêda que tem um médico Ayurvédico?

Passei então a desenvolver esta idéia, o que foi reforçado por minha experiência nos últimos anos, de uma prática mais abrangente e completa e que respeita a individualidade de cada um. Hoje acredito que o grande papel de um professor é ajudar o aluno no despertar de seu próprio caminho, portanto, o que cabe ao professor é trazer conhecimento, incentivo e ferramentas neste despertar. Não se trata de impedir que o aluno tenha suas próprias experiências, mas sim de fazer com ele possa passar por elas de uma maneira mais harmônica, com mais consciência e atenção.

Cada vez mais percebo que ensinar é uma grande oportunidade de aprendizado. Quando comecei a ensinar, minha capacidade era claramente a de ensinar e lidar com pessoas parecidas comigo. A medida que trabalhamos com mais pessoas passamos a entender mais e mais como ajudar indivíduos tão diferentes e que terminam por nos ensinar tanto sobre nós mesmos. É esta a experiência a ser compartilhada e isso pode auxiliar muito em nosso desenvolvimento como aluno, professor e buscador.

No fundo, todas as nossas experiências existem para nos ensinar algo, se conseguirmos ao invés de buscar prazer ou dor em nossas experiências, nos focarmos em nosso aprendizado, vamos ver que a vida passa a fazer sentido.

O resultado disso é um curso diverso, que junta aspectos de tudo o que acredito importante neste caminho de aprendizado, tudo isso com muita prática.

Clique abaixo e veja o programa desta realização, que vem da busca de uma eficiente maneira de ensinar e aprender o Yoga e o desejo de compartilhar anos de eperiências entre cabeçadas e descobertas.

Mario Reinert

Para saber mais acesse:

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.