Para quem é

Nova entrada de turma em MARÇO de 2017.

Como definir nossas escolhas? A vida está a todo momento nos trazendo muitas opções que por vezes podem gerar mais confusão do que acerto.

Na Índia costuma-se falar que nós aqui no ocidente temos muitas opções e parte de nossa insatisfação se deve a isso. Eles não deixam de estar certos. Ter escolha pode não representar muita coisa, se a dúvida permanece e com isso não conseguimos nos dedicar de coração a nada, ficamos na superfície, pois sempre podemos pensar: “E se eu estivesse fazendo isso? Ou quem sabe aquilo, talvez fosse melhor, não?”

Por outro lado, podemos dizer que o problema também não está no simples fato de ter escolhas, pois tendo clareza sobre o que se quer, ou sobre o que não se quer, ou melhor, sobre o que é preciso ou não, as muitas opções podem ser descartadas facilmente.

Os Yoga Sutras de Patanjali, começam em seu segundo capítulo afirmando que “O Yoga da Ação(Kryia Yoga) é “Austeridade”(Tapas = a energia da transformação), “Auto Estudo”(Svadhyáya) e “Entrega ao Absoluto”(ou Deus conforme sua crença, chamado de Íshvarapranidhana).

São Francisco de Assis, que podemos chamar de um Yogui ocidental, costumava dizer:“Senhor, dai-me forças para mudar o que pode ser mudado, resiliência para aceitar o que deve ser aceito e a sabedoria pra saber a diferença entre os dois”.
Juntando ambos é fácil entender que a vida não está em sair apenas fazendo, colocando a energia da transformação em tudo, como não está apenas em aceitar passivamente tudo o que a vida traz, está sim em ter discernimento(viveka) por meio de aut-estudo(svadhyaya) como ponto de equilíbrio entre a energia da realização e a entrega.

Se você está em busca deste discernimento, deste equilíbrio entre a ação e a aceitação, este curso pode ser pra você.

É pra você que quer aprender, ou quem quer aprender a ensinar e especialmente pra quem quer aprender mesmo quando ensinando.

Para saber mais acesse:

Aulas de Iyengar e Ashtanga Yoga, Retiros, Workshops, Formação em Yoga, Meditação, Filosofia, Sânscrito.